A importância de escrever artigos opinativos

Informação sempre foi um dos produtos mais cobiçados pela humanidade.Ter o conhecimento sempre colocou algumas pessoas em vantagem em relação a outras, em qualquer tipo de negociação. Por essa razão, por muito tempo esconder a informação era estrategicamente importante, tanto em negócios como em relações pessoais. Empresas, governos e indivíduos passaram a ter arquivos confidenciais e segredos guardados a sete chaves.

A importância de escrever artigos opinativos

Por Cássio Barbosa

Muita gente não percebeu, mas desde a invenção da imprensa, por Gutemberg, em meados do Século 15, esse valor foi gradativamente sendo modificado. Até então, os cientistas (ou alquimistas) faziam seus experimentos e os registravam manualmente em seus diários, cujos rabiscos eram guardados e muitas vezes se perdiam, impedindo que outros pudessem dar continuidade a suas pesquisas, ou mesmo usufruir de suas descobertas. Há pouco mais de 300 anos, as primeiras revistas científicas começaram a difundir o conhecimento dos pesquisadores, permitindo que outros o replicassem e aprofundassem. Foi o início da Era do Conhecimento, que permitiu profundas mudanças sociais e econômicas no decorrer dos tempos.

Hoje, quando adentramos no Século 21, vivemos a explosão da informação com o uso da Internet e da conectividade humana através de aparelhos portáteis, onde tudo passa a ser divulgado praticamente em tempo real, por bilhões de pessoas. Pesquisas, notícias, imagens, histórias, praticamente tudo pode ser encontrado em infindáveis páginas na Internet, além dos livros, jornais e revistas que continuam por aí tanto no mundo físico como no digital. Ou seja, a informação e o conhecimento se tornaram acessíveis a qualquer cidadão do planeta, em volumes nunca antes imaginados. É possível descobrir a qualquer hora informações sobre qualquer assunto, e em áreas de conhecimento cada vez mais especializadas e aprofundadas.

botao_interesse_curso_escrever_e_publicar_artigos.jpg

A partir de agora, o ser humano deixa de sofrer pela falta de informação e passa a sofrer pelo excesso. Isso mesmo! Encontrar uma informação específica e confiável passou a ser o grande desafio, pois as buscas na Internet trazem milhões de respostas, e as pessoas não conseguem entender profundamente de tantas áreas de conhecimento, ou mesmo separar o joio do trigo. Nesse contexto, a solução passa ser a busca por especialistas, que conhecem o assunto mais a fundo e cuja opinião as ajuda a tomar posição e fazer escolhas. Por isso, escrever artigos opinativos é uma das formas mais eficientes de diferenciar um profissional, colocando-o no seleto grupo dos especialistas que têm algo a dizer, que conhecem um assunto e estão aptos a passar essas informações de maneira clara e útil.

Escrever artigo não é meramente encher espaços com palavras, mas um processo de filtrar e hierarquizar montanhas de conhecimentos, reduzindo-as a um texto enxuto e objetivo, que facilite a compreensão de pessoas interessadas pelo tema. Quando um profissional, de qualquer área, consegue sintetizar seu conhecimento e o disponibilizar para determinados públicos ele adquire reconhecimento e notoriedade que, no final das contas, vai se traduzir em respeito, confiabilidade e melhor remuneração.

Comentários (2)

  • anon
    Solange Santos (não verificado)

    Olá a todos agora IDHEO, saudades de vocês.

    Que artigo interessante,  quantas informções , analogias, exemplos legais, dá gosto de ler.

    Fiz o curso com vocês, tem uns 2 anos, curso expetacular, facil de se colocar em pratica, meus artigos agora tem vida e seguidores.

    O Cassio tem uma excelente didatica.

    Abraços a todos

    jul 12, 2017
  • anon
    Celso Dantas (não verificado)

    Prezados,

    Venho acompanhando os vossos serviços, percebo um diferencial em tudo o que vocês postam.

    Tem coerência, tem valor, tem sentido.

    Parabéns!!

    jul 12, 2017

Deixe um comentário

HTML Filtrado com Editor

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.