O que é crença limitante e por que é importante superá-la?

O que é crença limitante e por que é importante superá-la?

Hoje, quero falar com você sobre um tema fundamental para o desenvolvimento pessoal, as nossas crenças de cada dia.  Elas   estão presentes em nós e vêm à tona no nosso cotidiano, agem como regra em nossa vida e muitas delas vêm de forma tão natural pelo nosso inconsciente e nem percebemos.

Mas afinal o que é uma crença, como ela interfere nas decisões?

Crença é ação de crer/acreditar na verdade ou na possibilidade de algo. Quando botamos fé, criamos a motivação que nos faz agir em direção a um propósito, sempre com uma intenção, seja ela qual for. Elas são as responsáveis pelas tomadas de decisão que sempre está vinculada a um valor.


Como surgem as crenças?

As crenças se originam de muitas fontes, como por exemplo, da nossa educação, através do exemplo de pessoas importantes em nossas vidas, por “traumas passados”, experiências repetidas e também pela cultura onde vivemos e trabalhamos.

Outros fatores também como a religião, a etnia, a localidade e seus aspectos culturais, além da consciência coletiva que somos impactados e influenciados na construção de nosso ser e que vai nos manifestar em nossos comportamentos ao longo da vida.

Quando começamos a nossa socialização com outros grupos, como na escola, algumas dessas crenças são alteradas de forma natural e outras vão surgindo, tanto as possibilitadoras como as limitadoras.

E com o passar do tempo com a jornada da vida, teremos inúmeras experiências onde as crenças começam a agir, impulsionando-nos ou limitando-nos. 


Crenças limitantes

Quando conquistamos algo que desejamos, ficamos com aquele sentimento de força, de poder e acreditamos ainda mais na nossa pessoa. Chegamos a afirmar “uauu eu posso tudo!” ou “me sinto forte para mais!”. Assim vamos construindo as crenças possibilitadoras.

O mesmo ocorre quando desejamos algo, mas sem sucesso e, com isso, logo vem um sentimento de fracasso, bate aquele desânimo, e começamos a afirmar que, por conta desta experiência pensamos “não sou capaz”, “sou um incompetente”, e desta forma vamos reforçando em nosso inconsciente este sentimento que vai gerando uma crença enfraquecedora ou limitante. Ela também tem a sua força, pois cada vez que você pensar em iniciar algo, ao mesmo tempo vem o sentimento de “hummm não sou capaz” ou “aposto como isso não vai dar certo” e é incrível como esta profecia acaba se realizando.

banner-coaching01.jpg


Note que as crenças limitantes sempre têm uma intenção positiva por trás delas. As atitudes que tomamos a partir dessas crenças – sejam elas coletivas ou fruto de experiências pessoais – refletem nossa ideia de que aquele é o melhor caminho.

Podemos então afirmar que crenças limitantes são drenos de energia na nossa vida.

Percebe como uma crença limitante pode ser mais perigosa do que se imagina?


Superar as crenças limitantes é questão de autoconhecimento.

Eu como Coach, quando surge alguém e traz uma queixa que não está conseguindo atingir algum objetivo, eu costumo perguntar: “O que de fato está impedindo em VOCÊ de conseguir atingir este objetivo?”

Esta pergunta tem como objetivo fazer com que a pessoa identifique dentro dela o que a está impedindo, fazendo com que ela assuma o que está causando e sinta o que a está impedindo. Normalmente a resposta é uma crença limitante, algumas destas podem ser de consciência coletiva, ou por algumas experiências pessoais.

O meu trabalho no IDHEO é totalmente baseado no autoconhecimento. Quando a pessoa passa a entender a si mesma, ela abre as portas para evoluir e se desenvolver. No caso das crenças limitantes, cada pessoa deve entender as barreiras que criou para se proteger de determinados “monstros” e superar o medo.

O trabalho de coaching tem um papel decisivo nesse processo, pois ajuda a pessoa a enxergar essas barreiras e buscar caminhos para derrubá-las.

Como você pôde ver, grande parte das nossas crenças limitantes funciona como um ímã que nos puxa para baixo quando poderíamos crescer.

Comece agora mesmo a superar suas crenças limitantes para desenvolver todo o seu potencial!

Clique aqui e veja todos os benefícios que a Academia do Coaching do IDHEO pode trazer a você.